sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Espelho Perfeito

O Espelho Perfeito é um dos livros recentes do psiquiatra e psicoterapeuta Dr. Austro Queiroz, no qual ele descreve / relata o que aprendeu com seus pacientes ao longo de várias décadas de contato com eles, mostrando como um terapeuta aprende muito com seus pacientes, por tê-los ouvido tanto tempo.

Ao longo dessas vivências, o autor percebeu que o sofrimento, a dor, as queixas, as inquietações das pessoas são basicamente as mesmas, variando, é claro, a forma com que cada uma manifesta esses problemas.



Com isso, ele foi recolhendo essas perguntas sobre a vida, e oferece neste livro uma resposta zen, ou seja, em forma de meditação.

No entanto, tudo que digo aqui é muito pouco para descrever o conteúdo da obra, que abarca questões muito mais profundas do que consigo expressar.

Assim, a melhor coisa a fazer é visitar o site do Dr. Queiroz e ler a introdução do livro feita por ele mesmo, e um trecho que está nessa página, no qual ele expõe a concepção de vida dos essênios, com suas meditações diárias em comunhão com a natureza.

Se você gostar do que ler nessa parte, há um link no final dela para baixar o livro inteiro.