segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O ZEN BUDO

A Necessidade de Unir a Prática do Zen, que é a Via da Meditação, à Prática do Budo, que é a Via do Guerreiro, surgiu no Japão há cerca de 500 anos, na casta dos Samurais.

Mas a construção de uma Prática Inspirada nas Artes Marciais que combinasse essas duas vias em apenas uma surgiu por volta de 1980, graças à complementação dos Ensinamentos do Mestre de Aikido, Noro, em Paris, e de um dos primeiros introdutores do Zen no Ocidente, Graf Dürkheim, na Floresta Negra (Todtmoos-Rütte) na Alemanha.

Nessa época, Mestre Noro desenvolvia o Kinomichi a partir do Aikido, que traz em si uma Tradição Marcial fundamentada na Cultura Samurai.

Mestre Noro desenvolveu a intenção, com o Kinomichi, de levar o Aikido à sua Profunda Mensagem de Paz.

Nessa época, um Discípulo de Mestre Noro, Yuma, igualmente iniciado na cultura Indígena pelos Nativos das Reservas desse povo nos Estados Unidos, ensinava o Kinomichi próximo a Graf Dürkheim.

Dessa rica conjunção de fontes, além dos ensinamentos da grande Mestra em Técnicas Corporais Ehrenfried (Dra. Lily Ehrenfried, 1896-1994, médica e fisioterapeuta alemã), surgiu um rico estudo sobre as espirais do movimento cósmico que atravessam todas as suas expressões, inclusive a humana.

E Daniel Martin, outro discípulo próximo ao Mestre Noro, que depois de desenvolver o Kinomichi junto a ele voltou a uma prática mais próxima do Aikido tradicional, fazia parte dessa grande equipe que inspirou a um discípulo deles todos, Austro Queiroz, a desenvolver um trabalho intitulado em 1983 de “O Corpo e O Todo”, o qual se transformou em Zen Budo a partir de 2008.

O livro que descreve a técnica do Zen Budo, ou Meditação Física, está disponível na internet no site do Dr. Austro Queiroz, neste link.

E você pode ver vídeos de treinamento de Zen Budo neste canal no Youtube.

***